Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Chuchu



Resolvi fazer uma  plantação deste fruto/hortaliça, também conhecida pelo nome de pimpinela, na ilha da madeira.
Comprei dois exemplares e plantei junto à salsa. Têm crescido muito, mas por enquanto nada de frutos. Vou ter de aguardar a ver o que vai acontecer.

24 comentários:

  1. Olá!
    Fiz o mesmo, mas não tive a mesma sorte. Não sei se por terem mais sombra. Nem com a ajuda de um cordel atado ao tronco resolveram trepar...
    Quanto aos frutos, não desista. Produzem em Outubro e aguentam-se bem até ao Natal.
    Cps e boas colheitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beta

      Não sabia que só produziam a partir de Outubro. Vou aguardar para ver o resultado.
      Estes meus chuchus, são de cor verde não sei se os seu também eram?
      Também existe uma variedade de cor branca, qual a diferença entre eles não sei.

      Cumps

      João

      Eliminar
  2. Já estou a comer dos meus e é uma planta que pode percorrer varios metros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Beta

      Não sei se os seus chuchus são verdes como os que eu plantei, é que existem uns brancos. Por enquanto só tenho rama, vou aguardar.

      Cumps

      João

      Eliminar
    2. Olá! Sim são verdes! Já tive dos brancos, mas não davam tantos como estes e penso que eram mais pequenos. Em termos de sabor já não me lembro. Estes são fruto de dois chuchus que coloquei como "parceiros". Todos os anos carrega uns valentes frutos e bem pesados. Nesta altura cresce a bom crescer e com muita flor por cima da ramada dos quivis, loureiro,...etc. Um bom fruto para acompanhar cozidos, sopas, principalmente para quem tem problemas em manter o peso.
      Cumps
      Carlos Pimenta

      Eliminar
    3. Pois é eu gosto muito, mas não sei se será do clima aqui em Arraiolos ainda não existe um sequer para amostra.

      Cumps

      João

      Eliminar
  3. Olá!
    O chuchu gosta de sombra! Os meus foram plantados por trás da casa, virado a norte, onde apanham bastante sombra. Em casa dos meus pais tínhamos atrás dos pombais, também virado a norte. Quando começam a rebentar logo procuram o sol e todo o espaço que possam ocupar e aqui temos de os guiar, para que mais tarde não nos dêem mais trabalho. A minha mãe, antes de os plantar deixava germinar em casa e quando o rebento tinha + ou - uns 5 a 10 cm é que os plantava da seguinte maneira. Abria um buraco e colocava-os encostados em forma de V invertido, mas de “cú para a lua”! Toda a parte dos rebentos e mais um pouco do chuchu, ficava a descoberto para não apodrecer. Depois de enraizar o que é uma planta fácil, é só vê-la crescer. Não gosta de geadas, penso que seja o seu “calcanhar de Aquiles”! Cumps

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela explicação, para o ano vou seguir as dicas que me deu.

    Cumps

    João

    ResponderEliminar
  5. Moro nos Açores e costumo ter brancos com mais de 500g cada, alguns passam os 750g, o meu pai, que mora no concelho de Mafra e que me deu os primeiros que coloquei na terra, já teve um com 812g, relativamente à quantidade posso garantir que dá para comer, distribuir pelos vizinhos, fazer doce e enjoar de comer tanto chuchu. :-)
    O meu melhor ano foi quando deixei crescer livremente pelo chão, mas torna-se muito difícil mondar e depois as ervas acabam por esconder o fruto nomeadamente a erva azeda o que torna difícil colhe-lo. Agora tenho-os numa parreira a cerca de 1,20m de altura, mas pode ser mais alta.
    Já agora, nos Açores chama-se caiota.

    ResponderEliminar
  6. qual é a melhor altura para plantar xu xu em que mês cá em portugal

    ResponderEliminar
  7. Os chuchus, caiotas cá nos Açores, não necessitam de ser plantados todos os anos. O mesmo pé rebenta durante vários anos, entre 3 a 6 anos.O meu durou 3 pelo menos, já que colhi frutos de 2014 a 2016, mas não me parece que o vá fazer novamente este ano, infelizmente. No meu caso a experiência foi mesmo uma surpresa uma vez que nem sabia que tinha um pé deles e o trabalho com ele foi praticamente apanhar as caiotas e fazer o doce, que dá trabalho mas fica muito parecido com o doce de chila, uma vez que não aprecio quando utilizado na comida.Em cada ano devo ter apanhado cerca de 50kg de fruta :)

    ResponderEliminar
  8. Alguém me pode informar se o chuchu deve/pode ser capado como se faz aos tomateiros? É que o meu está tão pujante com tantos filhos que se os deixo todos anda vou ter que vender...😊😊😊😊

    ResponderEliminar
  9. NÃO SE PODE CAPAR PORQUE ELE É OCO E PERDE A SEIVA,É COMO O MARACUJÁ SE CAPAR ELE VAI SECANDO POR ALI A BAIXO ATÉ AO PÉ, QUANTO Á SEMENTEIRA É ASSIM QUE ELES TENHAM UM GRÊLO COM CÊRCA DE 10 CENTRIMETROS FAZÊR UM COVA DEITÁLO LÁ E TAPALO ATÉ MEIO TÊM QUE FICAR METADE Á VISTA NUNCA O PÔR DE PÉ A PARTIR DE JANEIRO JÁ PODE SEMIAR DESDE QUE TENHA GRÊLO SE QUIZÉR QUE GRÉLE MAIS RÁPIDO METÊR DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO E PÔR NO ESCURO

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelos e esclarecimentos!assim dedique só tenho chuchu a partir de Outubro!O ano passado só me produziu 17 unidades..

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    O meu pé de xuxu já é o terceiro ano que produz. Ontem colhi 35 frutos bem grandes e pesados.
    Assei alguns no forno para acompanhamento de peixe.
    Pena terem tantos espinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo vão produzindo todos os anos sem ser necessário plantar novamente. Vamos ver por quantos anos vão produzir. Tenho alguns que já é o quarto ano que dão frutos.

      Eliminar
  12. Li os comentários e fiquei com dúvidas. Plantei o meu xuxu por volta de Maio. Até hoje não deu nem flor nem nada... Só faz é crescer. A minha pergunta é quando começa a dar flor para depois dar fruto? Estou receosa pois vivo no Algarve e quando começar o frio é mesmo frio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo. Durante o mês de outubro vai ter chuchus. Quando começarem as geadas diga adeus aos chuchus e espere pelo proximo ano. Cps

      Eliminar
  13. É possível transplantar um pé de xuxu de um local para outro?

    ResponderEliminar
  14. O Chuchu tem que ser plantado aos pares? Pus um caroço na terra, no meio de morangueiros, e ele rebentou com a força toda, com vários rebentos, mas agora estou na duvida se vai dar fruto, plantei em Abril deste ano, e já tem mais de 1,50mts

    ResponderEliminar
  15. Vivo em Azeitão. Será que se plantar agora ainda vou a tempo.

    ResponderEliminar