terça-feira, 15 de maio de 2012

Limoeiro




Este ano foi ano de muitos limão, não sei se derivado ao tempo seco a verdade é que tenho tido limões para dar e vender. este limoeiro do qual não sei a raça dá limões todo o ano, enquanto estes já estão crescidos e prontos a ser utilizados, outras flores estão a começar a brotar conforme se pode ver na imagem do meio.

O limão assume cada vez mais importância na cozinha moderna, não só ao nível da decoração, preparação e tempero dos mais variados pratos, mas também ao nível da saúde e no auxílio da vida doméstica.
O limão é um dos frutos com maior quantidade de vitamina C, vitamina A, B1, B2 e B3. Ele é muito rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio e tem uma concentração de ácido cítrico que lhe dá um gosto extremamente forte.
É de realçar que o limão é frequentemente utilizado para tratar diversas patologias, como as infeções, a febre, dores de garganta, constipações, acidez úrica e atua como um antissético, entre outras aplicações. As vantagens dos limões são infindáveis e é por isso que a sua plantação é obrigatória numa horta.


4 comentários:

  1. Olá,

    Um ajudinha se for possível... Sabe-me dizer quais são os meses indicados para uma ligeira poda dos limoeiros e das laranjeiras ?

    Obrigado,

    Nuno Monteiro ( nunomsmonteiro@gmail.com )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno

      Eu costumo podar os limoeiros e as laranjeiras nos meses de Maio e Junho. Não sei se é a altura correta mas não me tenho dado mal.

      Eliminar
  2. COMO E FEITO A PODA NO PE DE LARANJA E LIMAO.

    ResponderEliminar
  3. Uma belezura : limão siciliano . Das quatro espécies que conheço ,estes são os melhores . Parabéns pela excelente fotos e frutas.

    ResponderEliminar