Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Junça



O ano passado resolvi plantar um pouco de junça em volta do lago. Este ano rebenta por tudo quanto é sítio e vou ter que arrancá-la o mais breve possível, senão fico com a horta toda coberta dela.

19 comentários:

  1. Olá...
    Um dia alguém disse: Não há ervas daninhas. Há ervas para as quais ainda não de encontrou utilização. E é verdade. A Junça é sem dúvida uma infestante mas também tem utilidade. Os seus longos caules eram usados, depois de tratados e secos, no empalhamento de assentos de cadeiras. Ainda hoje no Alentejo, há bancos e cadeiras com os assentos feitos de junça.
    Como planta medicinal, utiliza-se a raiz no tratamento de doenças do estomago.
    Há uma outra utilização que é muito pouco conhecida. A produção caseira de hormonas de enraizamento. Para tanto usa-se toda a planta, incluindo a raiz, cortada em pequenos pedaços. Coloca-se dentro de um frasco de boca larga. rega-se com água a ferver (como se fosse um chá). Deixa-se repousar por 24 horas. Retira-se os bocados de junça e guarda-se no frigorífico. Há duas maneiras de usar este produto:
    1.- mergulhando as estacas de plantas que se querem enraizar neste líquido por 3 horas.
    2.- Regando as estacas já envasadas.
    Já agora... As cascas e pequenos galhos de salgueiro têm as mesmas propriedades.
    Se quer uma bordadura linda e util para o seu lago, substitua a junça por Inhame. É só plantar os tubérculos que se compram nos hipermercados. E fica lindo e esses tubérculos são ótimos na alimentação.

    Parabens pelo blog e não deixe morrer.

    Jardineiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardineiro

      Obrigado pelas suas sugestões e pelo seu conselho para a bordadura do lago.
      Logo que encontre vou comprar o Inhame como sugere e plantá-lo em redor do lago.

      Abraço

      João

      Eliminar
    2. Vi o seu comentário à junça, que (infelizmente) apareceu no meu jardim (relvado).
      Uma questão: como posso "matar" a junça? Já utilizei diversos insecticidas e nenhum foi eficaz...

      Eliminar
    3. Estou com um problema igual ao seu, não consigo controlar a junça na horta, O que faço é arrancá-la e levo-a para o contentor do lixo.

      Eliminar
    4. Onde posso comprar os tubérculos de Junça? obs!

      Eliminar
  2. A junça, melhor, os seus tubérculos, são utilizados em Espanha para fazer a típica bebida horchata (de chufas tradução para castelhano de junças). També, tem usos medicinais.

    ResponderEliminar
  3. Não sou um horticultor. Sou apenas um curioso; até da Junça. Acho que o João faz mal em mudar já a plantação da mesma. Um pequeno artigo de um jornal dos Açores chamou-me a especial atenção sobre o assunto. Para resumir, por favor procurem na Net a palavra TIGER NUTS. Assim mesmo em inglês e depois digam-me se não estaremos a deitar fora algo precioso.
    1 abraço

    ResponderEliminar
  4. Poder-se-á estar a deitar fora algo de bom, mas como prepará-la para ser comestível? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode se comer o tuberculo ao natural, sabe a avelã

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Pode se comer o tuberculo ao natural, sabe a avelã

      Eliminar
  5. Olá, estava pesquisando sobre a junça e me deparei com sua página. Quero muito plantar a junça. Moro em São Paulo, como encontro mudas?

    Obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Quantas mudas de junção quer?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Olá, Graça, conseguiu alguma informação?
      Eu também quero plantar!
      Moro em João Pessoa.
      Lembro de quando tomei a deliciosa Horchata na Espanha, que nada mais é do que, simplesmente, o leite vegetal adocicado dos tubérculos da Junça.
      A partir de amanhã tentarei observar melhor os terrenos baldios por onde for passar, na esperança de encontrá-la.

      Eliminar
  6. Eu lembro que junça, meu pai plantava na roça, é algo diferente da tiririca, embora muito parecido. a Tiririca é uma praga, a junça, além de ter o caule doce não se espalha tanto assim. será que é junça mesmo?

    ResponderEliminar
  7. Quando era criança comi muito a junça era muito gostoso, gostaria de poder encontrar. Mas o caso da foto mais parece com tiririca mesmo.

    ResponderEliminar
  8. *Cheguei aqui porque essa planta foi citada aqui num trecho de um livro que estou lendo : Herança , livro 4 da saga "O Ciclo da Herança " do famoso escritor Christopher Paolini ! Literatura infantojuvenil no gênero fantasia ! O trecho é este : Quando Eragon se atirou sobre um leito de junça ao lado dela, Glaedr disse: Seria tolice tentar.

    Paolini, Christopher. Ciclo A Herança (Portuguese Edition) (p. 2968). Rocco Digital. Edição do Kindle. João , tenho um quintal de tamanho médio e eu gostaria de plantar algumas verduras e legumes nele , tipo : couve em folha, cenoura, alface, beterraba ... massss, não sei plantar , preciso aprender ! Acredito mesmo que a nossa saúde está intimamente ligada à nossa alimentação e , se sofremos muito hoje de diversos tipos de doenças , grande parte é devido à nossa má alimentação ! Vejo pelos meus tios e tias que possuem saúde melhor do que a minha ! Tenho 63 anos de idade e tomo 04 remédios por dia e eles , não tomam NENHUM !!! Incrível !!! João, gostei do teu blog e irei te seguir ! Tenho três blogues aqui no blogger , se quiseres, quando puderes, dê uma olhada neles ! Boas plantações pra ti ! Ótimo mês de Dezembro ! Um abraço. P.S. - Inhame é mesmo muito bom para a nossa saúde !!! Ele limpa o nosso sangue !!!

    ResponderEliminar