Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Junco



Vieram para horta muito pequeninos mas agora já cresceram e vão ser cortados e secos. Têm as mais variadas utilizações. Aqui são utilizados para fazer cestos e assentos de cadeiras alentejanas.

2 comentários:

  1. Boa tarde Sr. João,

    Nos Açores também é usado para fazer umas belas vassouras e pincéis para caiar(pintura a cal).

    Quanto a um artigo antigo sobre a junça, creio que foi muito má ideia ter semeado a dita cuja. Não pela falta de propriedades medicinais e culinárias, pois a lista é infindável. Em Espanha é cultivada em larga escala para o fabrico da famosa Orxata, já nos Açores é considerada uma "daninha". Rebenta com cimento e alcatrão. Tem um vasto sistema radicular que se propaga a todo o gás e que se não for controlado ou erradicado vai dar problemas. Em tempos idos, por volta da 2ª Guerra Mundial, a falta de cereais fez com que a baga da junça fosse usada como farinha para pão e bolos, ainda hoje, creio que na Ilha Graciosa se usa um pouco dessa farinha. Também curioso é que, embora os seu crescimento iniba o crescimentos das hortícolas em redor, a farinha da baga misturada com água(criando uma pasta) é usada com enraizador natural. Uma breve pesquisa no google dár-lhe-á muita informação sobre a junça. Num só site pode encontrar até 100 propriedades da mesma. Cabe-lhe a si decidir o que fazer com ela, mas não se demore muito se a quiser erradicar, caso contrário, dará mais trabalho. O mês de Agosto é o mais indicado para a limpeza, pois esta é susceptível ao calor. Não se admire é de que mesmo arrancando tudo este ano, daqui a dias torne a rebentar em lugares um pouco distantes do seu local de cultivo inicial.

    Bons cultivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo

      Realmente tem toda a razão relativamente à junça é que já a arranquei e pensava que estava livre dela, mas entretanto já encontrei novos rebentos junto ao lago, propaga-se com uma facilidade incrível. Foi uma grande asneira que cometi no dia em que a resolvi plantar. Agora, erradicá-la por completo, já percebi que vai ser muito difícil.
      Obrigado pelo seu comentário amigo Rodrigo.

      Agradeço e volte sempre

      João

      Eliminar