Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Agua oxigenada na horta

Como aplicar água oxigenada nas plantas da horta:

Quem gosta de plantas procura sempre algo milagroso que ajude a resolver as maleitas que as assombram. A água oxigenada pode ser uma dessas soluções e ser usada para evitar vários problemas que impendem o crescimento harmonioso das nossas plantas. Não é mito, a ciência comprova.

A água oxigenada é uma solução aquosa, uma mistura de água e peróxido de hidrogênio com fórmula química H2O2. É um poderoso oxidante com propriedades germicidas, bactericidas, esporicidas e fungicidas. Já se conhece o seu uso na desinfeção de feridas, esterilização e descoloração de cabelos,  entre outros, mas ela também pode ser uma forte aliada no combate das doenças e pragas das plantas. 

O peróxido de hidrogênio provoca uma fácil oxidação dos compostos orgânicos, uma caraterística que o torna num potente desinfetante. Através da oxidação ele destrói (queima), bactérias, fungos, algas e até larvas e insetos. Mas cuidado, dependendo da concentração e dosagem ele pode danificar até as raízes e as folhas das plantas. É recomendado como um defensivo agrícola, porque o seu modo de ação não deixa resíduos tóxicos, após a oxidação, transforma-se em água e oxigénio.

Principais benefícios do uso  de água oxigenada no tratamento das plantas:

➢ Regar suas plantas com  de água oxigenada misturado com água permite liberar e adicionar mais oxigênio ao solo. A planta absorve mais nutrientes e água, o que estimula seu crescimento. 

➢ Previne a podridão das raízes. Quando a água oxigenada entra no solo ela acaba por se decompor, a água separa-se do oxigénio e este é libertado. Os fungos são organismos anaeróbicos, não sobrevivem com grande quantidade de oxigénio. 

➢ Controla fungos e bactérias.

➢ Elimina vários tipos de pragas das folhas das plantas. Controla vários tipos de insetos e extermina pulgões, cochonilhas, entre outros.

➢ Estimula o crescimento de novas raízes e acelera o pegamento das plantas e das estacas. 

➢Protege as plantas contra: Falta de água e mudanças bruscas de temperatura.

➢ Estimula e acelera a germinação das sementes.

Como preparar e usar a solução de água oxigenada:

4 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes

1 litro de água

Misture a água oxigenada de 10 volumes  com a água e coloque dentro de um borrifador. 

Atenção: Aplicar obrigatoriamente agua oxigenada liquida 10 volumes (peroxido de hidrogénio a 3%). 

Não aplicar sob o sol intenso faça-o ao amanhecer ao fim do dia ou de noite, de modo a proteger a planta de eventuais queimaduras solares. 

Fungos e pragas das folhas: 

Borrifar generosamente a solução sobre a planta, principalmente as partes mais afetadas pelas pragas. Tratar  uma vez por semana até exterminar os fungos e as pragas. Em casos de altas infestações, faça aplicações diárias até diminuir os sinais da praga. 

Podridão das raízes: 

Borrife a solução no solo ao redor da planta. Esta operação ajuda a prevenir a podridão ou recuperar infeções pouco adiantadas. Quando a podridão está muito avançada há pouco a fazer. 

Mudas novas:

Borrifar a solução sobre o substrato e sobre a planta recém plantada. A solução vai estimular a formação de novas raízes e atenuar o efeito de stress hídrico ajudando a impulsionar o crescimento e a ter plantas mais saudáveis.

Germinação de sementes: 

Mergulhar as sementes na solução e deixar de molho de 30 minutos a duas horas. Isso permite o aceleramento da germinação das sementes, proporcionando raízes e plantas mais resistentes.

Enraizamento de estacas: 

Antes de plantar a estaca molhe-a por inteiro com a solução e cada vez que regar a estaca regue-a com a solução de água oxigenada.

Desinfeção do material de cultivo: 

A água oxigenada também é muito útil na desinfeção do material de jardinagem. É um poderoso agente para rápida desinfeção e é capaz de dissolver sais acumulados. Fazer a imersão dos objetos por 30 minutos nesta mistura para assegurar uma correta desinfeção.

Boas culturas

Sem comentários:

Enviar um comentário